6 Dicas para melhorar o Branding social da sua Empresa

8 Dicas para melhorar o Branding social da sua Empresa

6 Dicas para melhorar o Branding social da sua Empresa

O Social Branding ou Branding Social tornou-se a marca distintiva do Marketing Digital. Desde as pequenas empresas locais às grandes marcas internacionalmente reconhecidas, o Branding Social está a ser utilizado para amplificar a notoriedade da marca, entreter e envolver, e ainda para fornecer um canal em tempo real para o serviço ao cliente e, claro, vender.

Embora a maioria dos Digital Marketeers tenha dificuldade em analisar o ROI (return on investment) quando se trata de redes sociais, a maioria das marcas vê valor nestes canais. A publicação Mashable revelou que 81% das pequenas e médias empresas estavam a utilizar as redes sociais, e a maioria que o faz, faz para fins de marketing.

Estas estatísticas são uma das razões pela quais os profissionais de marketing estão a aumentar a sua presença nas redes sociais.

Aqui estão seis passos para ajudar a melhorar a sua marca social:

  1. Escolha os seus Canais
  2. Seja estratégico com o uso dos seus canais
  3. Definir o tom certo com conteúdo visual
  4. Encontre a sua voz
  5. Escolha cuidadosamente os seus tópicos
  6. Promova cross channel

 

  1. Escolha os Seus Canais

Pode ser tentador criar uma conta em todos as redes sociais. No entanto, esta não é uma abordagem muito estratégica.

Primeiro, não é realista gerir todas estas plataformas, e segundo, nem todas as plataformas sociais são criadas de forma igual. Apesar da popularidade de tantos canais, com quem eles são populares é muito importante. Não há duas aplicações exatamente iguais, e, portanto, também não há duas audiências homogêneas.

É preciso utilizar as plataformas que se alinham com a sua marca. Por exemplo, se uma aplicação tem um alvo demográfico dos 18 aos 24 anos, não seria compatível com a sua marca se o seu alvo demográfico for 35-50. É importante fazer o seu trabalho de casa e procurar pormenores específicos importantes para o seu público-alvo, utilizando os dados demográficos das redes sociais.

Ao pesquisar estas plataformas, faça a si próprio algumas perguntas:

  • Será que as pessoas que utilizam esta plataforma nos ajudarão a atingir os nossos objetivos comerciais?
  • Estarão a utilizar esta plataforma de uma forma que faça sentido para as nossas necessidades?
  • Será que o conteúdo que pretendemos partilhar se adequará a esta plataforma e à forma como as pessoas a utilizam?

Outra boa ideia é analisar as suas métricas para as redes sociais existentes para ver como a sua marca se está a desenvolver nessas diferentes plataformas.

 

  1. Seja estratégico com o uso dos seus canais

Depois de ter escolhido as suas plataformas, certifique-se de que está a utilizar cada canal estrategicamente. Só porque publica algo num canal, não significa que deva ser publicado em todos eles. E há uma boa razão para isso. Na verdade, até há algumas.

Como mencionado anteriormente, cada canal tem a sua própria audiência. Cada audiência utiliza as redes sociais por diferentes razões.

Com estas diferentes audiências e utilizações, é necessário ter a certeza de que está a fornecer conteúdos que estarão envolvidos no contexto em que é apresentado. De acordo com a popular plataforma de criação de conteúdos Visme, os melhores conteúdos para as redes sociais de topo são:

Facebook: Vídeos e conteúdos “selecionados”

Instagram: Fotos de alta resolução, citações, Histórias

Twitter: Notícias, blog posts, e GIF’s

Linkedin: Empregos, notícias da empresa e conteúdo profissional

– Pinterest: Infografias e guias fotográficos passo a passo

Ao garantir que está a escolher o conteúdo certo para cada plataforma, estará mais apto a envolver os utilizadores da plataforma de uma forma mais significativa.

 

  1. Definir o tom certo com conteúdo visual

Ao analisarmos estas dicas, verificamos a importância do uso de conteúdo multimédia. Embora o tipo de recursos varie de canal para canal, não há dúvida de que as imagens ainda falam mais alto do que as palavras.

Os elementos visuais desempenham igualmente um papel importante na definição do tom e imagem da sua marca. Oferecem um primeiro olhar sobre a identidade da sua marca e ajudam a construir a Brand Equity (equidade da marca), ou seja, o valor agregado a um produto ou serviço graças à força que a marca conquistou no mercado.

A lição importante a extrair aqui é que, embora possa utilizar diferentes tipos de imagens em cada canal, o tom e a forma devem ser consistentes, incluindo:

  • Paleta de cores: Use as cores do seu logótipo para criar uma paleta de cores consistente. Certifique-se de que as cores principais do seu logótipo são utilizadas de alguma forma para todas as imagens. Pode adicionar cores fora do seu logótipo, mas utilize-as de forma consistente e certifique-se também de que funcionam bem em conjunto.
  • Logótipo como seu avatar: Quando utilizar um avatar nas redes sociais, utilize o seu logotipo ou um símbolo do seu logotipo em todos os canais das redes sociais. Crie um logótipo respeitando as especificações técnicas para cada plataforma, para que nunca seja distorcido visualmente. A simbologia ou a linguagem icónica (símbolos, ícones) funcionam bem para construir a consciência da marca, como por exemplo a maça da Apple ou o cavalo da Ferrari.
  • Templates: Poupe tempo, comprando e utilizando templates gráficos de bancos de imagens. Poderá ajudá-lo(a) a alcançar a consistência em todos os aspetos das suas imagens, considerando cores, tipos de letra e a forma como utiliza o seu logótipo e outros símbolos.

Todos estes aspetos trabalham em conjunto para criar a sua imagem de marca.

 

  1. Encontre a sua voz

Crie uma voz que se enquadre na sua marca. As palavras que utiliza, o tom e a forma das suas mensagens causarão uma forte impressão mesmo quando são apenas algumas palavras para um hashtag (#).

O seu estilo de comunicação deve criar uma personalidade que se ajuste à sua marca. Considere o seguinte para encontrar a sua voz:

Cultura da empresa:

  • O que representa a sua empresa?
  • O que é importante para si?
  • O que o separa do resto da concorrência? Independente do que faça, a sua voz deve refletir isso.

O seu público:

  • Como é que o seu público fala, comunica?
  • O que é comum e aceite na sua cultura?
  • Mas certifique-se de que permanece autêntico. Nada é pior do que alguém tentar ser algo que não é. A perceção de “falsidade” pode ser apreendida na comunidade mais rapidamente do que se pensa e desligar o interesse das pessoas quando elas sentem que não podem confiar em si.

 

  1. Escolha Cuidadosamente os Seus Tópicos

Racionalize os seus esforços para manter os tópicos que publica sobre temas consistentes. Evite ter uma coleção aleatória de conteúdos que confundirão a sua mensagem.

Não se preocupe demasiado com o facto de ter de criar o seu próprio conteúdo. Uma excelente forma de ser um referente na sua indústria é também selecionar conteúdo da sua área e partilhá-lo. Pode construir essa posição de referência ao partilhar mensagens que sejam relevantes, significativas e úteis para os seus seguidores. Isto encoraja os gostos e as partilhas ao mesmo tempo que mostra às pessoas que não está concentrado estritamente em promover-se a si próprio. Em vez disso, cria confiança.

Não tenha medo de usar humor quando a sua marca o exige; A maioria das pessoas aprecia humor. Também pode usar uma mistura de conteúdos selecionados com base nas características da plataforma, tais como vídeos, gifs, memes, e links para posts e artigos em blogs.

Escolha alguns tópicos que fazem sentido para a sua marca e área de atividade. O objetivo é manter-se na sua área de especialização, tornando-se dessa forma uma referência para as pessoas que procuram conteúdos dessa temática.

Por último, mas não menos importante, não seja um “mau concorrente”. Os seus clientes não irão apreciar se estiver a insultar a concorrência.

 

  1. Promova Cross-Channel

Não se esqueça que todo o seu marketing tem de trabalhar em conjunto. Se tiver presença nas redes sociais, partilhe essa informação em todos os seus perfis e material de marketing. Isto significa:

  • Ligações no seu website para as suas páginas sociais.
  • Fornecendo URLs ou pelo menos os logótipos para os canais sociais que utiliza em todos os seus materiais impressos, brochuras e sinalização.
  • Partilha de links nas suas redes sociais para conteúdos tais como o blog do seu site ou blogs ou publicações de referência no setor.
  • Todas estas etapas ajudarão a dinamizar a sua presença nas redes sociais. Deve também encorajar os seus amigos e clientes a gostarem dos seus canais nas redes sociais para encorajar um crescimento em “bola de neve”:

O marketing de redes sociais é uma forma incrível de construir a sua marca, de potenciar seu Branding Social da sua empresa. As redes sociais têm milhões de utilizadores – pessoas que se socializam todos os dias e estão ansiosas por descobrir novas marcas. Para criar a sua marca, terá de imprimir um grande esforço e manter-se consistente. Mas os benefícios valerão bem a pena.

Precisa de ajuda com o Branding Social da sua empresa?

Caso necessite de ajuda para dar o salto inicial da sua empresa para o sucesso nas redes sociais, ou a desenvolver o seu Branding Social, não hesite em contactar-nos. Na MediaDigital teremos todo o gosto a dar esse salto consigo.

Ver outros artigo no nosso Blog relacionados com Marketing Digital

Branding Social